O centro histórico de Olhão vai da Barreta, a poente, ao Bairro do Levante, a nascente, e é conhecido pelas casas cubistas com açoteias, mirantes e contramirantes. Faz-se a pé em uma a duas horas, pelo Caminho das Lendas, com respeito por quem lá vive.
O centro histórico de Olhão é o casario branco entre a Barreta, a poente, e o Bairro do Levante, a nascente, colado aos mercados e à Ria Formosa. É aqui que fica a chamada "vila cubista": casas baixas em forma de cubo, com açoteias (terraços no lugar do telhado) onde se levantam mirantes e contramirantes. Vê-se a pé, por ruas estreitas e largos pequenos, e quase todas as casas têm gente a morar dentro.
O que é a "vila cubista"
O Turismo de Portugal descreve-o assim: sobe à torre da Igreja Matriz, o ponto mais alto, e vês centenas de casas em que o telhado foi trocado por um terraço, a açoteia algarvia. Lá de cima, a cidade parece um monte de cubos brancos encostados uns aos outros, a alturas diferentes. O Turismo do Algarve chama a esta arquitetura "identitária de Olhão, única no país".
O nome não vem de nenhum movimento artístico. Vem do aspeto: blocos brancos e lisos, sem telhas, que se sobrepõem em vários planos.
Açoteias, mirantes, contramirantes e chaminés
A APOS, associação de defesa do património de Olhão, descreve a casa tradicional por camadas:
- Açoteia: o terraço que cobre a casa, sempre rodeado por um parapeito alto. Servia de arrumo, para secar roupa e fruta (os figos, por exemplo).
- Pangaio: uma divisão pequena construída num canto da açoteia.
- Mirante: o segundo terraço, por cima desse compartimento. Servia para ver os barcos a entrar e o estado do mar.
- Contramirante: às vezes ainda há um compartimento menor em cima do mirante, sempre a um canto, com um terceiro terraço.
O resultado são pequenas pirâmides em degraus. Como as casas vizinhas raramente têm a mesma altura, o conjunto fica desencontrado, e é isso que lhe dá o ar de cubos amontoados.
Repara também nas chaminés: segundo a APOS, são cúbicas e simples, sem o rendilhado das chaminés do resto do Algarve. Ao nível da rua, as portas e janelas têm platibandas (molduras em relevo) e muitas portas têm um degrau à entrada. As paredes são caiadas de branco para aguentar o calor.
Porquê: de cabanas de palha a casas de pedra
Segundo a Câmara, os primeiros pescadores fixaram-se na praia de Olhão no início do século XVII, contra a vontade das autoridades de Faro. O Turismo do Algarve conta que viviam em cabanas de madeira, canas e palha. O primeiro edifício de pedra foi a Igreja Matriz, começada em 1698, e a primeira casa de alvenaria só surgiu em 1715. A própria fachada da igreja lembra o tempo em que "só haviam umas palhotas".
E a influência árabe? Em Olhão é coisa sabida: as casas cubistas lembram o Norte de África. As fontes oficiais de turismo descrevem as casas mas não explicam a origem do estilo. A explicação mais citada é a da APOS: a influência não vem da ocupação árabe, que terminou séculos antes, mas da emigração e do comércio de olhanenses com Marrocos a partir do século XVIII. A APOS sublinha também as diferenças: a casa marroquina não tem o parapeito alto nem o mirante. A ligação a Marrocos mantém-se hoje: Olhão está geminada com Agadir desde 1987, e há uma Praceta de Agadir na cidade.
Os bairros e os largos
- Barreta: a poente, formada pelos núcleos do Gaibéu e do Manuel Lopes. A APOS considera-a o bairro mais antigo, nascido das antigas cabanas de pescadores, perto da ria e dos mercados.
- Bairro do Levante: a nascente, com o mesmo tipo de casas e ruas.
- Praça da Restauração: o centro de tudo. A portaria que classificou a Igreja Matriz explica que a igreja foi erguida num terreiro amplo, que se tornou a praça principal do povoado. A fachada está virada para a vila e não para a orientação habitual das igrejas. Nas traseiras fica a Capela do Senhor dos Aflitos.
- Avenida da República: o contraste. O Turismo de Portugal lembra que as ruas à volta mostram a Olhão dos industriais e mareantes que enriqueceram com as conservas, com varandas, azulejos e ferro forjado.
A Matriz, a capela e o Museu Municipal estão descritos com horários no nosso roteiro de um dia a pé. Aqui ficamos pelas ruas.
Um percurso a pé: o Caminho das Lendas
O Turismo do Algarve propõe um caminho por cinco largos, cada um com estátuas de uma lenda local. É um bom fio para atravessar a Barreta:
- Largo da Fábrica Velha: a lenda do Marim.
- Praça Joaquim Lopes: a moura encantada Floripes.
- Largo do Gaibéu, já dentro da Barreta: o Mouro Encantado.
- Largo do Carolas: o Menino dos Olhos Grandes.
- Largo João da Carma: a lenda do Arraúl, que terá criado as dunas da Ria Formosa e as ilhas da Armona e da Culatra.
A APOS sugere entrar na Barreta pela Travessa do Gaibéu e seguir pela Rua do Pinheiro até ao Largo João da Carma. Leva a planta da cidade no telemóvel: as ruas não são retas e é fácil andar em círculo. No fim, sobe à Praça da Restauração e atravessa para o Bairro do Levante. Sem pressas, conta com uma a duas horas.
Se quiseres a vista de cima, pergunta na Igreja Matriz se a torre está aberta a visitas nesse dia. Não encontrámos horário oficial publicado.
Boas práticas: são casas habitadas
A Câmara lembra que há moradores que vivem aqui há décadas. Visita com isso em mente:
- Fala baixo, sobretudo de manhã cedo, à hora de almoço e à noite.
- Não espreites por portas, postigos ou janelas abertas, e não te sentes nos degraus das casas.
- As açoteias são privadas. Só sobes se te convidarem.
- Pede licença antes de fotografar pessoas ou o interior de uma casa.
- Deixa o carro fora do núcleo antigo: as ruas são estreitas e há quem precise de passar.
- Leva o lixo contigo até um contentor.
Para combinar com a ria e os mercados, espreita também o que fazer em Olhão.
Perguntas frequentes
O que é a vila cubista de Olhão?
É o núcleo antigo da cidade, entre a Barreta e o Bairro do Levante, junto aos mercados. Tem casas brancas em forma de cubo com açoteias, mirantes e contramirantes, que vistas de cima parecem cubos amontoados.
Onde fica o centro histórico de Olhão?
Na baixa, entre a Ria Formosa e a Praça da Restauração. Vai da Barreta (núcleos do Gaibéu e do Manuel Lopes), a poente, ao Bairro do Levante, a nascente.
As casas cubistas de Olhão têm influência do Norte de África?
As fontes oficiais de turismo não explicam a origem do estilo. A explicação mais citada, da associação de património APOS, liga-o à emigração e ao comércio com Marrocos a partir do século XVIII, e não à ocupação árabe.
O que é um mirante e um contramirante?
O mirante é um segundo terraço por cima de um compartimento construído na açoteia; servia para ver os barcos e o mar. O contramirante é um terceiro terraço, ainda mais pequeno, por cima do mirante.
Posso subir a uma açoteia ou entrar nas casas?
Não, são casas habitadas e privadas. Para veres os telhados de cima, pergunta na Igreja Matriz se a torre está aberta a visitas nesse dia.
Este guia é informativo e foi verificado na data indicada. Horários, preços e regras podem mudar: confirma sempre junto das entidades oficiais antes de ires. Se vires algo desatualizado, avisa-nos pelo Instagram @olhaolovers.
Fontes
- Visit Olhão (Câmara Municipal de Olhão): Zona Histórica
- Visit Olhão (Câmara Municipal de Olhão): História
- Visit Olhão (Câmara Municipal de Olhão): Igreja Matriz de N. Sr.ª do Rosário
- Visit Olhão (Câmara Municipal de Olhão): Praceta de Agadir
- Visit Portugal (Turismo de Portugal): Olhão
- Visit Algarve (Região de Turismo do Algarve): Concelho de Olhão
- Visit Algarve (Região de Turismo do Algarve): Folheto Concelhio de Olhão, 2025 (PDF)
- Diário da República: Portaria n.º 275/2013 (Igreja Matriz de Olhão e Capela de Nosso Senhor dos Aflitos)
- APOS, Associação de Valorização do Património Cultural e Ambiental de Olhão: Projeto Requalificação da Barreta (PDF)
- APOS: Roteiro pedonal de Olhão, 2022 (PDF)

